sábado, 29 de maio de 2010


Não poderemos esquecer das nossas meninas da cantina, que sabem e escutam nossas histórias, que nos "zoam" e que com certeza participam dessa nossa batalha diária, são muito mais que apenas trabalhadoras, são amigas e colegas. Também inevitavelmente lembramos dos nossos almoços, das quentinhas ou das saídas para a periguete ou o verdinho, até mesmo indo pro centro de NI procurando lugar para almoçar. As mesas lotadas de pessoas, esperando o almoço , as cantorias e as piadas contadas na mesa, realmente isso faz parte do nosso dia a dia no CEFET. Os momentos de refeições compartilhadas com todos.

Professores


Acredito que não temos muito do que reclamar, os professores do CEFET realmente são bem conceituados, acredito que encontrei muitos dos melhores professores da minha vida. Alguns não tenho aula, mas ouço falar, é claro temos suas exceções alguns professores que não são tão amigos, ou muito fechados, mas acredito que o nível de conhecimento entre eles é alto e equivalente.Temos professores bem brincalhão e sarcástico como o Ademar, alguns bem ironico como o Guilherme, outros mas centrados mas também não perdem o bom humor como o Marcelo de matemática. Bom não queria citar nomes pois não queria me comprometer, mas é inevitável, temos professores com uma técnica de ensino muito bem reconhecida. Cada professor com seu jeito, virtudes e defeitos mas todos são muito bem reconhecidos por nós, agradecemos, como o Marcelo Orosco diz: Não sou educador pois educação vem de casa, sou sim um professor de Geografia que deve ser respeitado. Ser professor é algo bem difícil, é necessário lhe dar com diversidades de comportamentos, trabalham a paciencia para repetir sermões e explicações, ser professor é muito mais que saber sobre tal disciplina é conseguir transferir esse conhecimento para outra pessoa.

Cursos do IFTM - Campus Uberaba ( antigo CEFET Uberaba)


Cursos técnicos
Açúcar e álcool,Agricultura,Informática,Zootecnia, Nutrição e dietética.
Cursos superiores

Tecnológicos --> Análise e desenvolvimentos de sistemas,Gestão ambiental,Tecnologia de alimentos.

Bacharelados --> Ciências sociais,Engenharia Agronômica,Zootecnia.

Licenciatura --> Ciências sociais e Química.

Nossos Técnicos


No CEFETNI, temos os cursos de: Telecomunicações, Eletro Mecanica, Informatica e Enfermagem, que é o meu curso técnico. Bom primeiramente quando tive que escolher entre os cursos, fiquei em duvida entre: Informatica e Enfermagem, mas para mim a saúde é algo primordial e essencial para a vida, podemos viver sem a tecnologia, sem os nossos luxos, mas sem cuidado, sem tratamento, morreremos, então visei esse meu lado. Os técnicos no CEFETNI são muito bem conceituados, e neles ganhamos muitas experiencias que levaremos por toda a nossa vida.É claro, sempre rola um preconceito de um técnico com o outro, mas quando estamos juntos somos um só, cada um com sua especialidade, uma pessoa de telecomunicações ajudando uma de enfermagem entender matemática, e a de enfermagem tentando ensinar a de telecomunicações a entender Biologia. Os técnicos pesam muito dentro do CEFET, e nos da muito trabalho, mas muitas vezes gostamos do nosso técnico, é bem difícil se manter no médio e no técnico, mas vale muito a pena.E são nesses técnicos que encontramos quem nós somos nossas habilidades, nossos desejos e depositamos ali um sonho para um grande futuro.

Estrutura e Melhorias pro CEFET


No CEFETNI ainda estão fazendo algumas modificações, entretanto algumas condições não são tão boas. Como a situação do ar condicionado, o estado do Rio de Janeiro é um dos estados mais quentes do nosso Brasil, o ar condicionado já não é questão de luxo, e sim de necessidade, realmente a cada dia que passa fica mais quente. Infelizmente os blocos A e B não conseguem suportar tanta energia utilizada, não entendo muito do caso mas pelo que parece não temos condição suficiente para sustentar tanta energia. Também o caso dos banheiros e da água, vive faltando água no colégio , perdemos aulas de Educação Física constantemente por esse fato. Essas melhorias são necessárias para o CEFET, por outro lado também visamos alguns luxos para nós como piscina, alguns alunos comentaram pelo CEFET que não tinha condições de fazer uma piscina naquele espaço físico por problemas de solo, eu acho, entretanto alguns alunos deram a ideia de comprar um terreno e fazer em outro lugar. Outra melhoria é colocar teto nas quadras, para não perdermos aulas de Educação Física por chuvas.Há muitas outras melhorias a serem feitas mas apesar de todas essas condições não muito agradáveis achamos o CEFET bem legal.

Depoimentos de pessoas sobre o CEFET


Nome: Fábio de Andrade

Idade: 37 anos

Trabalho: Militar do exército brasileiro a 17 anos

Moro em Anchieta.

O CEFET tem nome e tradição no ensino tecnológico,já conheço a muito tempo,tenho amigos que estudaram lá,na época era muito bom mesmo.


Nome: Vanessa Domingos Toledo

Idade: 14 anos

Estudante: Centro Educacional Araquão Torquato

Moro em Nova Iguaçu

Minha irmã é estudante do CEFETNI,e tenho amigos estudantes de lá também,como Thamires Calixto,do 2° ELME, entre outros. Eu pretendo fazer informática no CEFET e faço preparatório pra conseguir entrar.Vejo as dificuldades que minha irmã passa,mas o CEFET tem um ensino excelente e tudo na vida precisa ter esforço e dedicação.


Nome: Lennon Dantas Seixas

Idade: 20 anos

Estudantes: Faculdade de direito - UNIG

Moro em Nova Iguaçu

No meu ponto de vista,parece ter um ensino ótimo apesar de nunca ter estudado lá,mas tenho parentes que estudam.


Nome: Izabel Moureira da Costa e Silva

Idade: 44 anos

Moro em Mesquita

Estudante da UNIABEU e trabalha na Fundação Municipal de Saúde de Niterói

É uma instituição de ensino muito conceituada,onde os alunos saem com uma bagagem riquíssima e preparados pra concorrer com outros e concorrer no mercado de trabalho.

Intenção dos calouros do CEFET


O CEFET,um colégio muito reconhecido por seu excelente ensino e seus técnicos de ponta. Quando pensei em entrar lá,foi exatamente por isso,por desejar ter uma vida melhor do que hoje já tenho,para aprender a me dedicar aos estudos,mesmo com todas dificuldades esperadas.

Quando me vi lá dentro,realmente não era o que eu esperava,eu desejava tanto ir pra lá,que quando fui me surpreendi,é tão diferente do que eu imaginava. Eu pensava que era um lugar onde as pessoas sabiam diferenciar os divertimentos da vida e os estudos,mas acho que ele fica dividido entre aqueles que querem ser alguém na vida,e aqueles que querem apenas divertimento,as pessoas parecem que não sabem diferenciar e entender que temos tempo pra tudo,pra nos divertir e estudar,mas conforme o tempo passa a gente aprende a conviver com a nossa verdadeira realidade. Enfim o CEFET tem uma postura importante para a sociedade,para nós que estudamos lá,mesmo com todas as dificuldades e defeitos nós nos acomodamos e tentamos ver os seus pontos ruins da melhor forma. O CEFET muda a vida de qualquer pessoa.

As nossas amizades no CEFET


Amigos,quando entramos no CEFET,temos uma certa dificuldade de nos entrosar,acho que a gente cria muito expectativa e quando entramos da aquele friozinho na barriga,entretanto quando fazemos amizades aqui são pra toda a vida.

O que seriamos de nós sem a sueca,poker e uno,nos momentos de tempo vago,como o Professor Ademar diz quando nos ve jogando: " So aluno estudioso jogando!" rs. Mas são nesses momentos e nos momentos de tristeza,notas baixas,agonias pessoais,nos meomentos em que não temos ninguém além de nós mesmos. É alí naquelas mesas em frente a cantina jogando cartas,uno,tocando violão,rindo ou chorando,são nesses momentos da vida que só temos uma ao outro. Receio que sem nossos amigos,sem nossos colegas,sem as ajudas nas matérias,sem as nossas brincadeiras,o CEFET seria apenas um centro educacional vazio,pois são os amigos,que quando nosso coração está apertado e o desanimo nos domina,são eles que estão do nosso lado pra nos levantar.



Depoimento de uma aluna do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (antigo Cefet Uberaba ) de Minas Gerais, que se chama Camila Tomaz Oliveira Santana, tem 16 anos,e cursa o 2° ano do Ensino Médio e 3° período do técnico em Agricultura e Zootecnia,o depoimento é o seguinte:

"Na minha escola,convivo com os animais diariamente,fica situada em meio a natureza,por isso aqui é conhecida como escola fazenda,mais não é assim,é como se fosse um condomínio fechado,delimitado por suas ruas e cada professor do ensino técnico possui sua sala,fora os blocos que são para o ensino médio e os cursos superiores. No técnico de agricultura e zootecnia que eu faço, aprendo o manejo com animais,tais como: galinhas,vacas,porcos,abelhas,peixes..Aprendo também o manejo com o solo,com máquinas agrícolas,com agrotóxicos, com doenças e pragas das plantações entre várias outras coisas. É um lugar privilegiado,onde a natureza reina,muitas vezes estudamos ao som dos pássaros,ao som do vento,muito calmo..Nos horários vagos é bem fácil ver as rodinhas de amigos que se formam nos quiosques e praças existentes dentro da instituição, sempre embaladas ao som de uma viola e violão que é bem tradicional aqui.
Aqui o que rola é usar botas e botinas por se tratar de cursos nas áreas agrícolas,então não daria certo usar sandálias,chinelas,então meio que é estipulado o uso de sapatos fechados.
Desde que entrei me identifiquei muito com as pessoas que estudam aqui,há bastante união e companheirismo,todos que aqui estudam se sentem orgulhosos,pois não é em toda escola que há essa relação entre homens e natureza"




terça-feira, 11 de maio de 2010

Estrutura


A unidade ocupa uma área de terreno de 68.700 m ²,com 7.367 m² de área construída. Ela dispõe de 20 salas de aula,27 laboratórios e oficinas,um auditório e um anfiteatro,uma biblioteca,duas quadras poliesportivas e um campo de futebol entre outros espaços de natureza educativa.Conta também com instalações administrativas,uma cantina e uma unidade de acompanhamento pedagógico e orientação educacional.

Nela atuam 81 docentes e 26 técnicos-administrativos,um número que deverá se ampliar com o aumento da quantidade de alunos.